Funcionamento de 2ª à 6ª feira das 9h às 18h. Recepção de amostras até às 16h30.
(11) 2872-2552 | (11) 94057-1550

Graduação Histológica de Mastocitoma Cutâneo Canino

Por Carolina Gonçalves Pires

A graduação histológica dos Mastocitomas cutâneos é muito importante para correlacionar tempo de sobrevida do animal e prognóstico. Atualmente a graduação dos Mastocitomas cutâneos é feita através de duas classificações diferentes citadas abaixo. Os Mastocitomas subcutâneos não se enquadram nessa classificação.

Canine Cutaneous Mast Cell Tumor: Morphologic Grading and Survival Time in 83 Dogs (Vet. Pathol.1984  21:469-474)

www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Canine+Cutaneous+Mast+Cell+Tumor%3A+Morphologic+Grading+and+Survival+Time+in+83+Dogs

Nessa publicação de 1984, Patnaik e seus colaboradores correlacionaram a graduação morfológica com o tempo de sobrevida dos animais. Essa graduação se baseia em grau I, II e III. Sendo o maior tempo de sobrevida dos animais diagnosticados como grau I. Embora o sistema de Patnaik seja considerado “padrão ouro” para o prognostico dos mastocitomas, o predomínio de mastocitomas grau II e sua repetida citação de variação inter- observadores em outros trabalhos diminui a confiança nesse sistema de classificação.

Proposal of a 2-Tier Histologic Grading System for Canine Cutaneous Mast Cell Tumors to More Accurately Predict Biological Behavior (Vet Pathol 2011 48: 147)

www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Proposal+of+a+2Tier+Histologic+Grading+System+for+Canine+Cutaneous+Mast+Cell+Tumors+to+More+Accurately+Predict+Biological+Behavior

Nessa publicação de 2011, Kiupel e seus colaboradores propuseram uma nova graduação dos mastocitomas cutâneos, com a intenção de tornar a graduação histopatológica mais confiável e menos propensa a variações em sua interpretação. Essa classificação se baseia em baixo e alto grau de malignidade. Atualmente o CVAP inclui nos seus laudos ambas as classificações para mastocitomas Patnaik et al (1984) e Kiupel et al (2011).

 

Apêndice retirado do Tumors in Domestic Animals. Donald J. Meuten. 5 ed., 2017.

Posts Relacionados

Faça um comentário