Por Carolina Gonçalves Pires
A graduação histológica dos Mastocitomas cutâneos é muito importante para correlacionar tempo de sobrevida do animal e prognóstico. Atualmente a graduação dos Mastocitomas cutâneos é feita através de duas classificações diferentes citadas abaixo. Os Mastocitomas subcutâneos não se enquadram nessa classificação.
Canine Cutaneous Mast Cell Tumor: Morphologic Grading and Survival Time in 83 Dogs (Vet. Pathol.1984 21:469-474)
Nessa publicação de 1984, Patnaik e seus colaboradores correlacionaram a graduação morfológica com o tempo de sobrevida dos animais. Essa graduação se baseia em grau I, II e III. Sendo o maior tempo de sobrevida dos animais diagnosticados como grau I. Embora o sistema de Patnaik seja considerado “padrão ouro” para o prognostico dos mastocitomas, o predomínio de mastocitomas grau II e sua repetida citação de variação inter- observadores em outros trabalhos diminui a confiança nesse sistema de classificação.
Proposal of a 2-Tier Histologic Grading System for Canine Cutaneous Mast Cell Tumors to More Accurately Predict Biological Behavior (Vet Pathol 2011 48: 147)
Nessa publicação de 2011, Kiupel e seus colaboradores propuseram uma nova graduação dos mastocitomas cutâneos, com a intenção de tornar a graduação histopatológica mais confiável e menos propensa a variações em sua interpretação. Essa classificação se baseia em baixo e alto grau de malignidade. Atualmente o CVAP inclui nos seus laudos ambas as classificações para mastocitomas Patnaik et al (1984) e Kiupel et al (2011).
